Édouard Manet
"A Varanda"
1868-1869
Óleo sobre tela - 170x124,5cm
Museu d´Orsay - Paris
Neste quadro, Édouard Manet pintou a sua futura cunhada, a pintora Berthe Morisot, a violoncelista Fanny Claus e o pintor Antonin Guillemet.
Estão à janela de uma sala, cujo interior se "adivinha" num fundo escuro e onde se entrevê, à esquerda, um criado ( para o qual terá posado o seu filho, Léon).
Manet inspirou-se nas "Majas al Balcone" ( Majas à varanda) de Francisco Goya para construir a composição deste quadro.
A tela, nos quadros dos dois artistas, está dividida em duas pela linha recta do varandim, colocada em primeiro plano.
Francisco Goya
"Majas à Varanda"
1800-1814
Óleo sobre tela - 194,8x125,7 cm
Metropolitan Museum of Art , Nova Iorque
Nesta obra, Manet, sobre o fundo escuro em tons de castanho e preto, pintou a brancura dos vestidos das duas raparigas, apenas o verde azulado da varanda e das persianas quebra o equilíbrio entre os brancos e os negros.
Este tema inspirou, alguns anos mais tarde, outro pintor - René Magritte.
René Magritte
"Perspectiva II: O Balcão de Manet"
1950
Óleo sobre tela - 81x60 cm
Museum van Hedendaagse Kunst, Bélgica
No quadro de Magritte, as figuras da obra de Manet foram substituídas por caixões, no entanto, o resto da composição mantém-se.
O lugar dos vivos é ocupado por objectos mortos e o que mais me choca e angustia, ao observar este quadro, é precisamente o facto de o lugar do senhor vestido de preto e das duas jovens vestidas de branco ser ocupado por símbolos da morte. Os caixões adoptam a mesma posição das figuras do quadro de Manet (de pé o homem e uma das jovens, sentada a outra jovem, atrás o jovem criado) numa atitude antropomórfica.
Sem comentários:
Enviar um comentário