... " Quero dormir e sonhar

um sonho que em cor me afogue:

verdes e azuis de Renoir

amarelos de Van Gogh." ...

António Gedeão
(1956)

sábado, 15 de fevereiro de 2014

El Greco: de Itália a Espanha



No âmbito das comemorações do 4º centenário da morte de El Greco, o Museu Thyssen Bornemisza, Madrid, apresenta, até 2 de Março, uma exposição: El Greco. De Itália a Toledo, em que mostra os resultados técnicos realizados pela área de restauro sobre quatro obras do artista pertencentes à sua colecção: La Anunciación, c. 1576; Cristo abrazando la cruz, c.1587-1596; La Anunciación, c. 1596-1600 e La Inmaculada Concepción, c. 1608-1614.
O estudo destas obras através de análises químicas, radiografias e imagens infra-vermelhas permitiram aprofundar a evolução material e conceptual de El Greco nas duas etapas da sua vida: a italiana e a espanhola.
Na primeira etapa, El Greco manifesta a influência dos grandes mestres italianos, na segunda a sua pincelada torna-se mais solta, misturando empastes e velaturas sem ordem estabelecida.

Os últimos anos são o culminar de um estilo inconfundível e pessoal em que as figuras são apresentadas de forma alongada e manchada com toques impressionistas.



Cerca de duas décadas separam cada um destes três rostos de anjos pintados por El Greco: o primeiro pertence a uma Anunciação da sua etapa em Itália, por volta de 1576, o segundo é de outra Anunciação, já dos seus anos em Espanha, por volta de 1596-1600 e o último da Imaculada Conceição de 1608-1614.

Detalhes como este mostram a incrível mestria da técnica de El-Greco e a  sua progressiva evolução até uma pincelada cada vez mais solta.

ver mais


Fonte: Museo Thyssen- Bornemisza

Sem comentários:

Enviar um comentário