... " Quero dormir e sonhar

um sonho que em cor me afogue:

verdes e azuis de Renoir

amarelos de Van Gogh." ...

António Gedeão
(1956)

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Sabia que ...


  Fundação Nadir Afonso abre portas em julho de 2014


Fundação Nadir Afonso abre portas em julho de 2014

            Fotografia © José António Domingues/ Global Imagens



Era um projeto apoiado pelo artista, que não chega a ver a sua conclusão nem a exposição permanente das suas obras. Siza Vieira, autor do projeto, lamenta o atraso.

Era um espaço que Nadir Afonso apoiava e para o qual está prevista uma exposição permanente das suas obras, mas que o pintor, que morreu na quarta-feira, aos 93 anos, já não verá. Devia estar pronto em 2011 mas, fruto de sucessivos atrasos, só estará concluído em 2014 - 8 de julho é a nova data para a inauguração.
(...)
O município, de onde era natural o pintor e onde voltava sempre, tinha programado a abertura da fundação para dia 4 de dezembro, data em que o pintor assinalou o 93.º aniversário, num momento em que a sua saúde era já muito débil. No verão já tinha falhado o ritual de ir de férias à terra natal e passear pelas margens do rio Tâmega. (...)

Fonte: DN
 

2 comentários:

  1. Dois pintores "de rigor"---Vieira da Silva e Nadir Afonso.Ainda há tempos,durante uma entrevista póstuma(ao entrevistador e ao entrevistado)de Carlos Pinto Coelho a Nadir assisti a uma correcção feita pelo pintor a uma reprodução de um seu quadro constante no catálogo(?) e perante o entrevistador incrédulo...
    Aproveito para saudar este excelente blogue e desejar Boas Festas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário.
      Que 2014 lhe realize todos os objectivos que traçar.

      Eliminar