... " Quero dormir e sonhar

um sonho que em cor me afogue:

verdes e azuis de Renoir

amarelos de Van Gogh." ...

António Gedeão
(1956)

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Desafios ... Resposta: Impressionismo



Resposta ao desafio anterior - Impressionismo

Autora - Berthe Morisot
Obra - "O Berço"


O quadro apresentado, no post anterior, pertence ao movimento impressionista, intitula-se "O Berço", foi pintado por Berthe Morisot em 1872 e exposto na 1ª Exposição Impressionista (1874).
Esta exposição independente foi organizada para reagir contra o ensino e as convenções académicas e  além das de Morisot,  foram expostas obras de Pissarro, Renoir, Cézanne, Degas, Monet ...
A crítica não aceitou bem os temas e a forma de pintar destes artistas, no entanto, Morisot teve algumas críticas favoráveis.
Castagnary, crítico de arte, escreveu, sobre este quadro de Berthe Morisot, o seguinte:
"Não é possível encontrar imagens mais graciosas, tratadas com maior deliberação, do que "O Berço" ...  a execução está em perfeita sintonia com a ideia a exprimir."
Berthe Morisot participou em todas as exposições dos impressionistas ( de 1874 a 1886), com excepção da 4ª mostra, em 1879, ano em que nasceu a sua filha, Julie.

Berthe Morisot nasceu em França, em 1841, no seio de uma família da alta burguesia, numa época em que as mulheres não tinham possibilidades de se tornarem artistas profissionais.
Foi numa sociedade dominada por homens que Berthe Morisot mostrou vontade e força para se dedicar profissionalmente à pintura, mesmo após o seu casamento com Eugène Manet (irmão de Édouard Manet), chegando mesmo a afirmar:
"Os homens tendem a acreditar que enchem toda a vida de uma pessoa, mas, quanto a mim, acho que, independentemente do afecto que uma mulher dedique ao marido não lhe é fácil romper com uma vida de trabalho".
Muitas mulheres, algumas muito talentosas, abandoram a pintura, pois não lhes era facultada a conciliação entre o trabalho e o matrimónio.
A própria Berthe Morisot, apesar de se ter revelado a maior expoente feminina do impressionismo, não conseguiu fugir ao domínio masculino, sendo-lhe inscrito na sua certidão de óbito (1895) : " sem ocupação" e identificada no seu jazigo como: " Berthe Morisot, viúva de Eugène Manet".


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