... " Quero dormir e sonhar

um sonho que em cor me afogue:

verdes e azuis de Renoir

amarelos de Van Gogh." ...

António Gedeão
(1956)

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O incontornável Leonardo da Vinci

A National  Gallery de Londres e agora o Museu do Louvre em Paris colocam perante os nossos olhos algumas obras de Leonardo da Vinci, através de exposições organizadas em redor de períodos bem distintos da vida deste pintor.
A exposição da National Gallery (que terminou este mês) abrangia obras do período em que viveu na corte de Ludovico Sforza - "Leonardo da Vinci: Pintor da Corte de Milão". Esta exposição não incluía a mais famosa obra deste artista - "A Gioconda" (que terá começado a pintar por volta de 1503, quando regressou a Florença, depois do ducado de Milão ter caído nas mãos dos Franceses em 1499).

Pois bem, a partir de 29 de Março a 25 de Junho de 2012, nova exposição, dedicada a Leonardo, terá lugar no Museu do Louvre - "A Última Obra-prima de Leonardo: Santa Ana".

Agora sim, "Gioconda" vai marcar presença, mas não vai estar sozinha!
Lado a lado com ela brilhará uma réplica deste quadro, encontrado nas reservas do Museu do Prado.


Após uma intervenção cuidada esta "Gioconda" mostrou que não é mais uma cópia, mas é um "retrato executado em paralelo, uma espécie de fotocópia pintada em simultâneo por um aluno (Andrea Salai ou Francesco Melsi) , enquanto Leonardo da Vinci pintava a obra-prima" ("The Art Newspaper").

Aqui fica uma (boa) sugestão para os admiradores da obra de Leonardo da Vinci.

Sem comentários:

Enviar um comentário