... " Quero dormir e sonhar

um sonho que em cor me afogue:

verdes e azuis de Renoir

amarelos de Van Gogh." ...

António Gedeão
(1956)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Os trabalhos de Eva Afonso



Eva Afonso
"Papoilas" / "Papoulas"
Óleo sobre tela - 40x50cm
2011

Não costumo acompanhar os meus trabalhos com qualquer texto, para além dos elementos descritivos, mas hoje, desculpem-me a imodéstia, apeteceu-me juntar a este trabalho um belo poema de Cesário Verde (1855-1886). Espero que o apreciem tanto quanto eu.

"De Tarde"

"Naquele piquenique de burguesas
Houve uma coisa simplesmente bela
E que, sem ter história nem grandezas,
Em todo o caso dava uma aguarela.

Foi quando tu, descendo do burrico,
Foste colher, sem imposturas tolas,
A um granzoal azul de grão-de-bico
Um ramalhete rubro de papoulas.

Pouco depois, em cima duns penhascos,
Nós acampámos, inda o Sol se via;
E houve talhadas de melão, damascos,
E pão-de-ló molhado em malvasia.

Mas, todo púrpuro, a sair da renda
Dos teus dois seios como duas rolas,
Era o supremo encanto da merenda
O ramalhete rubro das papoulas!"

Sem comentários:

Enviar um comentário