... " Quero dormir e sonhar

um sonho que em cor me afogue:

verdes e azuis de Renoir

amarelos de Van Gogh." ...

António Gedeão
(1956)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Desafios ...

Mais uma vez lanço um repto àqueles que, além de amarem a Pintura, gostam de responder a desafios ...

Qual o pintor deste quadro?



Para polvilhar este desafio vou utilizar pepitas brilhantes de um poema de José Jorge Letria intitulado : "Se eu soubesse pintar", mas a que falta o nome do pintor.

"Não tenho, nunca tive, engenho para a pintura,
mas se o tivesse gostava de pintar como ....... ,
que é como quem diz: gostava de trocar as voltas ao mundo,
deixando, pelo menos na aparência, o essencial no seu lugar.
Gostava de inventar anjos vestidos de burocratas,
de encher as telas com espelhos que fossem janelas
abertas para outros espelhos que mostrassem a paisagem
manchada de sangue e de tinta de pintar papagaios de papel,
gostava de inventar reis com pés de mármore e de bronze,
paralisados na inércia imemorial dos seus tronos,
gostava de apedrejar estátuas gregas com maçãs de prata
e de retratar os deuses e os mitos com a inocência
desnorteante dos meninos perdidos na imensidão dos areais.
Mas eu não sei pintar, nem sequer me atrevo a tentar,
pois não seria audácia digna de perdão.

Eu pinto no que escrevo as coisas de que me lembro,
as que vão levedando na água turva da memória
alucinada pela pressa de uma vida a tentar viver
várias vidas de uma vez só."


Bom desafio ...

Ah! ...
Será dificultar pedir-vos o título deste Quadro?

2 comentários:

  1. Que outros arrisquem.Este não conheço embora
    me leve a Chirico,Magritte,mas não tenho segurança na abordagem.Avancem.
    José

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez PARABÉNS!
    Chegou muito próximo à resposta certa - o pintor é Magritte e o quadro chama-se: "Saudade"

    ResponderEliminar