Não fiz parte dos muitos visitantes que, no passado dia 18 de Setembro, assistiram à inauguração da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
Mas, há pouco tempo fui visitá-la e tive uma agradável surpresa. O espaço, tanto interior como exterior, é muito acolhedor. Edifício com uma traça original - projecto do arquitecto Souto de Moura - é composto por vários espaços: uma cafetaria, um anfiteatro, onde assisti, durante cerca de 45 minutos, a um documentário "Telling Tales" por Jake Auerbach, sobre a vida e obra de Paula Rego e mais do que compreender a obra, compreendi a pintora mas, sobretudo a mulher. Outro espaço - uma loja, onde adquiri pequenos presentes para esta época natalícia. Um pequeno recado aos governantes - não tenham medo de investir na cultura, se outro interesse não tivesse, pelo menos rende.
E finalmente o espaço - Exposição da Colecção. O conjunto das 7 salas mostra o percurso da exposição organizado segundo uma narrativa cronológica e temática que se prolonga dos anos 60 à actualidade. Na Sala de Exposições Temporárias está um conjunto de obras cedido pela Galeria Marlborough Fine Art, até 18 de Março de 2010.
A pintura de Paula Rego feita a partir de modelos e composições cénicas parece-me ter quase uma linguagem de banda desenhada, em que as mulheres não são princesas, que casam e são felizes para sempre ...
Paula Rego
"Mulher Cão"
Pastel sobre tela - 120x160cm
1994
Uma exposição a não perder ...
Horário: Todos os dias das 10h-22h
Entrada gratuita
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário