... " Quero dormir e sonhar

um sonho que em cor me afogue:

verdes e azuis de Renoir

amarelos de Van Gogh." ...

António Gedeão
(1956)

domingo, 29 de janeiro de 2012

Desafios ... Resposta: Georges Braque


O autor do quadro "Casas em L´Estaque" - 1908, é Georges Braque.
Braque (1882-1963) viveu algum tempo em L´Estaque, cidade costeira do Sul de França e ... foi neste local que pintou as suas primeiras paisagens pré-cubistas.
Matisse, em 1908, como membro do júri do "Salon d`Automne"  afirmou que Georges Braque apresentava pinturas "com pequenos cubos...".
E o escritor Guillaume Apollinaire, em 1912, escreveu: " A nova pintura é denominada Cubismo. Foi assim nomeada com mordacidade por Henri Matisse, quando reparou nas formas cúbicas claramente perceptíveis numa pintura com edifícios".
Pois foi precisamente com este quadro que Braque retratou uma paisagem com edifícios, onde vemos telhados e fachadas  de casas. Mas, nesta aldeia, não há só casas, está também presente a natureza através das planícies verdes, parecendo que a estamos a ver a partir de uma colina.
As casas pintadas, nesta tela, não têm janelas nem qualquer outro elemento, estão confinadas às formas mais simples e aqui e ali sobressaem os verdes e os castanhos da natureza.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Desafios ...

Cá estou, mais uma vez, a lançar um desafio.
Não, não é difícil.
Pintor e quadro muito conhecidos do movimento cubista.
Aceita o repto?
Qual o pintor da obra aqui "postada".
Aguardo a sua colaboração.
Até breve!


sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Observando um Quadro ... de Juan Gris - nº 20



Juan Gris
"O Pequeno-almoço"
1915
Óleo e carvão sobre tela - 92x73 cm
Musée National d´Art Moderne, Centre Pompidou
Paris

"Na composição deste trabalho, Gris faz referência à já bem comprovada utilização estética do papier collé. (...) Gris abordou um tema que combinava objectos do dia-a-dia: uns pedaços de jornal dobrados, uma taça, um copo, uma cafeteira e finalmente uma garrafa.
Todos os objectos que estão representados foram pintados aplicando técnicas várias ou tipos diferentes de pintura.
A taça e o copo estão desenhados. A cafeteira, que é sugerida ao centro no fundo do quadro, está dividida em três segmentos: uma secção central pintada em cinzento, a continuação dos contornos na faixa de cor verde, e finalmente o restante do contorno do bico está pintado na superfície de cor azul. A garrafa, por outro lado, está desenhada em campos de cor verde; parece estar a crescer das tiras dobradas do jornal reproduzido esculturalmente.
As superfícies coloridas da pintura estão colocadas lado a lado, como se se tratasse de vários suportes. Para além da sua composição de cor, estas representam um material que imita contraplacado de madeira de cor ocre e papel de jornal verde. A superfície composta com cores ocre e cinzento, na parte inferior da pintura, faz lembrar as paisagens de Georges Braque de L´Estaque, no sul de França (...)."

Trier, Anne Ganteführer -, "Cubismo", Taschen, Bona, 2009, p.90

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Juan Gris

Usufruam este video com obras de um dos pintores mais influentes do Cubismo - Juan Gris, também ele espanhol, como Picasso!




"Um pintor que não desconcerta - o que é que anda a fazer?"
Georges Braque

sábado, 14 de janeiro de 2012

Os trabalhos de Eva Afonso



Reprodução do quadro "Esporas-Bravas" de
Henri Fantin-Latour
1892

Executada por Eva Afonso
2011

domingo, 8 de janeiro de 2012

Os trabalhos de Eva Afonso



Reprodução de um pormenor do quadro
"Retrato de Mme. H. L. (Madeleine Lerolle) (1882)
Henri Fantin-Latour

Executada por Eva Afonso
2011

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia de Reis

Hoje é Dia de Reis e manda a tradição que se comam alguns bagos de romã.


Maluda
"Romã"
1984

Os múltiplos bagos vermelhos, brilhantes, quase vítreos, vislumbrados entre rasgos de casca que estalou, são um apelo aos nossos sentidos.

Este fruto, símbolo de fertilidade, abundância e prosperidade surge em muitas naturezas-mortas.


Joris Van Son (1623-1667)
Pormenor do quadro "Nature-morte d´apparat à la colonne"
c. 1662
Colecção do Barão Samuel von Brukenthal


Jean-Baptiste Camille Corot (1796-1875)
"Natureza-Morta"
c. 1871-1872


Gustave Courbet (1819-1877)
"Natureza-morta com maçãs e romãs"
c. 1871-1872
The National-Gallery, Londres


As romãs trazem-me sempre a lembrança da casa da minha bisavó materna, onde havia, no quintal, junto à porta da cozinha, uma árvore de pequeno porte, mas que em determinada época do ano (que na altura, devido à minha pouca idade, não conseguia identificar) se enfeitava com uns estranhos frutos que tinham coroas como as princesas...

Na casa da minha bisavó contavam-se muitas histórias de reis e rainhas, fadas e heróis, lendas e adivinhas ... o que eu gostava de ouvir as minhas tias-avós dizer adivinhas! ... sobretudo aquela que perguntava :
"De Roma veio meu nome,
com coroa nasci.
Tive mil filhinhos,
e todos de vermelho os vesti."

Ah! ... fingia sempre que não a conhecia (depois de a ouvir dezenas de vezes) e exclamava como se tivesse descoberto a resposta: É a romã !!!

No Dia de Reis abriam-se romãs e comiam-se alguns bagos, pedindo aos Reis Magos, Baltazar, Belchior e Gaspar: saúde, paz, amor e dinheiro.
Cortavam-se as coroas das romãs e colocavam-se, até ao ano seguinte, na gaveta onde se guardava o dinheiro, para que este não faltasse.
Não sei se resultava, mas em tempos tão difíceis era bom que a tradição ainda fosse o que era.
Não custa nada tentar ...