quarta-feira, 5 de junho de 2013

A não perder ... Auto-Retratos de Picasso - no Museu Picasso, Barcelona



O Museu Picasso, em Barcelona, para comemorar o seu quinquagésimo aniversário, realiza de 31 de Maio a 1 de Setembro a primeira grande exposição monográfica sobre o auto-retrato de Picasso.
Este tema abarca na obra de Picasso mais de setenta anos, que vão desde a sua infância até pouco antes da sua morte. Pablo Picasso começou a cultivar este género artístico ainda nos anos da sua formação e desde aí adoptou um método muito pessoal de se retratar. Já nos seus  primeiros auto-retratos iludiu o sentido imitativo próprio deste género artístico, prescindindo da sua própria fisionomia.

Picasso com o auto-retrato pretendeu atingir diversos objectivos: nuns deixar testemunho de feitos biográficos, noutros projectar pensamentos, preocupações ou divertimentos e, em quase todos usar o seu próprio rosto como laboratório das mais diversas experiências formais.

A partir de 1906 Picasso interessou-se pela arte primitiva especialmente a ibérica. Foi este interesse pela arte primitiva que o fez abrir caminho para a simplificação das formas e a transformação dos rostos em máscaras, por isso este ano é fundamental na auto-representação picassiana.


 

Pablo Picasso
"Auto-retrato com paleta"
1906
Óleo sobre tela, 92x73cm
Philadelphia Museum of Art, Colecção Albert E. Gallatin

Neste quadro, Picasso representa-se através de formas muito rudimentares, num fundo cinza-azulado. O único elemento convencional, neste auto-retrato, é a paleta que segura na mão esquerda. Este foi o único quadro em que Picasso utilizou este atributo dos pintores.
Auto-representa-se com uma camisa branca, sem colarinho, metida no cós das calças, numa atitude muito pouco convencional, contrariando as normas de vestir e posar usada  pelos seus antecessores. 

Colocado quase de frente para o observador, Picasso parece, no entanto, evitar o contacto visual com este. Num rosto estilizado em forma oval sobressaem uns olhos amendoados, parados, como se usasse uma máscara, fixando o olhar para lá do observador.
 Picasso, durante as suas viagens, ficou fascinado com as esculturas em madeira, africanas e oceânicas e com as figuras de culto da Ibéria antiga, decidindo regressar a esse estado natural do espírito.
Neste quadro de 1906, tentou dar os primeiros passos nesta via, usando o seu próprio rosto.


Esta é uma exposição a não perder ...

Sem comentários:

Enviar um comentário