quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Votos de Boas Festas !



 
Federico Barocci
"Natividade"
1597
Óleo sobre tela - 134x105cm
Museu do Prado, Madrid
(Proveniente das colecções de Carlos IV)
 
 
Este quadro foi pintado em 1597 para  o duque de Urbino, Francesco Maria II della Rovere, que foi o principal mecenas deste pintor.
 
A estrutura da composição é executada na diagonal a partir do braço estendido de S. José, como a convidar os pastores a entrarem no estábulo para adorarem o Deus Menino, por sua vez a Virgem, semi-ajoelhada, contempla com enlevo o Menino.
Barocci ao  demonstrar uma grande sensibilidade no tratamento das luzes, um delicado uso das cores de raiz veneziana e uma grande verdade no tratamento dos corpos no espaço cria um ambiente que ficou conhecido como "naturalismo místico".
O contraste entre as luzes e as sombras, criado a partir da fonte luminosa que irradia do Menino, o ambiente familiar formado por este S. José hospitaleiro e a Virgem que olha embevecida para o Filho,  suscita no observador uma corrente afectiva.
 
 
O Papa Bento XVI, num novo livro, clarificou muitos dos mitos em torno do nascimento do Menino Jesus afirmando que o Evangelho não alude a bichos. Explica que em vários textos sagrados "o boi e o burro" representam judeus e gentios, o povo "desprovido de compreensão" que, "diante da aparição humilde de Deus, recebe a epifania que a todos ensina a ver" .
 
Federico Barocci não teve conhecimento destas explicações do Papa Bento XVI, por isso, nesta representação do nascimento do Deus Menino aparecem o boi e o burro cheios de realismo, envoltos
pela luz divina que se expande na escuridão do humilde estábulo.
 
 
No meu presépio o boi e o burro vão continuar a aquecer o Menino.
 
 


 
Feliz Natal a todos os visitantes deste blogue !
 
 

2 comentários:

  1. Desejo-vos também Boas Festas e enquanto tira-não-tira(já vi excertos da obra em que o teólogo Ratzinger os repõe) animais do imaginário do Presépio retenham-se a humildade e afectos lá presentes.
    José

    ResponderEliminar
  2. Agradeço, desejando-lhe um Feliz Natal.
    Um abraço.

    ResponderEliminar