sábado, 21 de abril de 2012

Os trabalhos de Eva Afonso




Eva Afonso
"Vaso com rosas"
2012
Óleo sobre tela - 60x50 cm

domingo, 15 de abril de 2012

Malhoa e Sorolla dois pintores da luz


Gosto dos quadros em que predomina o contraste entre a luz e a sombra, se vislumbram  as penumbras, as transparências, a luz coada, e onde se reconhecem ambientes cheios de naturalismo ... e dos pintores que os pintam. Por isso, neste post, quero homenagear José Vital Branco Malhoa e Joaquin Sorolla y Bastida, dois "pintores da luz".

Aqui ficam imagens de dois quadros, de cada um destes pintores, espero que os apreciem tanto quanto eu.


José Malhoa
"A corar a roupa"
s/ data
Óleo sobre tela - 63x75 cm
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro



Joaquin Sorolla
"Cozendo a vela"
1896
Óleo sobre tela - 220x302cm
Galeria Internacional de Arte Moderna di Ca´Pesaro
Veneza


José Malhoa
" Praia das Maçãs" (À beira-mar)
1918
Óleo sobre madeira - 69x87 cm
Museu do Chiado - Lisboa



Joaquin Sorolla
"Debaixo do toldo da praia de Zarauz"
1910
Museu Sorolla y Bastida - Madrid


quinta-feira, 12 de abril de 2012

"Crucificação" de Paul Peter Rubens

Agora, que estamos no rescaldo das Festas Pascais, trago a este blog a obra  "Crucificação" de Peter Paul Rubens, que transmite o sofrimento de Cristo aquando da sua morte na cruz.


Peter Paul Rubens
"Crucificação"
1610- 11

Ora este quadro foi, há bem pouco tempo, vendido na TEFAF (The European Fine Art Fair), considerada a melhor feira de arte e antiguidades.
Este ano, em que se comemora o 25º aniversário desta feira, antiquários, peritos e coleccionadores encontraram-se em Maastricht, na Holanda, de 16 a 25 de Março, para mostrarem e trocarem obras de grande valor, muitas vezes reservadas para esta ocasião.
Esta feira teve uma grande afluência, foram cerca de 72 mil visitantes.

A obra "Crucificação" de Peter Paul Rubens foi vendida, logo após a inauguração da feira, pela Colnaghi-Bernheimer, a um coleccionador americano.

O clima de instabilidade verificado em vários mercados, leva a que o de arte ganhe importância, tornando-se uma alternativa sólida.
Neste mercado de arte globalizado a China tomou a dianteira, ultrapassando mesmo o dos EUA, tornando-se o maior mercado mundial para a arte e antiguidades, com uma quota de 30%.

E assim, quem tem dinheiro, os milionários, aplicam-no neste mercado, fazendo crescer o segmento de topo do negócio de arte, ou seja o das peças com valor acima dos 500 mil euros.

Quem não tem ..., gostaria de poder continuar a apreciar boas obras de arte ! ...

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Votos de Boa Páscoa




Rogier van der Weyden
"Pietà"
Óleo sobre madeira - 47x35 cm
Museu do Prado - Madrid

terça-feira, 3 de abril de 2012

Alguns quadros de José Malhoa

Malhoa pertenceu ao "Grupo do Leão" ( constituído, entre outros, por Silva Porto, Columbano, António Ramalho, João Vaz, Moura Girão, Henrique Pinto, Ribeiro Cristino, Rodrigues Vieira), que seguiu a Escola de Barbizon, iniciando, assim, uma corrente inovadora na pintura portuguesa.

Agora pretendia-se mostrar a realidade tal como era, afastando-se da  realidade idealizada pelo movimento do Romantismo e dos ensinamentos académicos rígidos.


A obra de Malhoa, situada entre o Naturalismo e Impressionismo, é testemunha de costumes e vivências povo português da sua época.

José Malhoa
"Conversa com o vizinho"
1932
Óleo sobre tela - 31x27,5 cm
Museu de José Malhoa - Caldas da Rainha

Este quadro representa uma rapariga debruçada sobre o parapeito de uma janela. Aparece seccionada ao nível da cintura, olhando sorridente para cima, adivinhado-se aí a presença do vizinho.
A protagonista tem o cabelo apanhado e veste uma saia azul, uma blusa castanha e sobre os ombros colocou um lenço em tons amarelados, com desenhos coloridos.
No lado direito, Malhoa pintou bonitos ramos de glicínias, unindo deste modo os dois planos: o interior e o exterior.
Olhando para lá da janela vemos campos verdejantes e montes azulados.

Há uma forte transição plástica entre os ambientes interiores para a paisagem envolvente, protagonizada pela figura da rapariga que recebe e reflecte os efeitos da luz, no rosto, no vestuário e nos objectos envolventes, como a manta amarela sobre o parapeito.

  
José Malhoa
"Lendo o Jornal"
1905
Óleo sobre tela - 32,5x21 cm
Museu de José Malhoa - Caldas da Rainha

O quadro mostra um Mestre-Escola, lendo o jornal, junto a uma janela aberta para uma paisagem rural cheia de luz.

O protagonista aparece seccionado pelos joelhos, com a cabeça inclinada sobre o ombro direito e vestindo, para proteger a roupa, uma bata branca. 

A janela está aberta, permitindo-nos ver o exterior iluminado. Malhoa sublinha, assim, um momento - o da leitura do jornal - fazendo a transição entre um ambiente de interior para a paisagem  que está lá fora. O fundo definido pela paisagem tem uma luz natural, enquanto o Mestre-Escola aparece em ligeiro contraluz.
Malhoa domina a luz, a sombra e o contraluz de forma admirável, podendo ser considerado , tal como Joaquin Sorolla y Bastida,  "o pintor da luz"...