sábado, 26 de maio de 2012

Observando um Quadro ... de Berthe Morisot - nº 22

Volto a Berthe Morisot e à sua obra-prima: "O Berço".

Berthe Morisot
"O Berço"
1872
Óleo sobre óleo - 56x46 cm

Neste quadro Morisot retrata a sua irmã mais nova, Edma, contemplando a sua segunda filha, Blanche, deitada no berço.
Nele capta toda a doçura deste momento de intimidade em que a mãe "guarda" o sono da filha.

Este trabalho foi o primeiro em que Morisot abordou o tema da maternidade - e que se tornou mais tarde um dos seus temas preferidos.
Há nesta obra grande intensidade afectiva, o que levou alguns críticos a ver nela uma abordagem moderna do tema da Natividade.

Observando este quadro vemos que o braço esquerdo da mãe, que está inclinada sobre o berço, assim como o braço e os olhos fechados da criança formam uma linha diagonal que une a mãe à sua filha.
O gesto de Edma, puxando o folho da cortina do berço entre o observador e a criança, reforça o sentimento de intimidade e o amor protector expresso neste quadro.

Como já escrevi, este quadro foi exibido, em 1874, na 1ª Exposição Impressionista e importantes críticos, embora não tendo aceitado bem esta Exposição Independente, comentaram a graça e a elegância de "O Berço".

Berthe Morisot utilizou, neste quadro, um conjunto cromático e uma doçura que revelam a influência de um dos seus Mestres - Camille Corot, e de algumas pinturas do século XVIII, à maneira de Fragonard; mas no tratamento da cena e nos contrastes de tons escuros e explosões de brancos pode ver-se a influência de Édouard Manet.
Os críticos ressaltaram este uso do branco afirmando: " Vejam quão maravilhosamente ela lida com o branco nos seus quadros; ninguém até agora usou o branco de uma forma tão extraordinária".

É, sem dúvida, um quadro com um tema repleto de doçura.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Desafios ... Resposta: Impressionismo



Resposta ao desafio anterior - Impressionismo

Autora - Berthe Morisot
Obra - "O Berço"


O quadro apresentado, no post anterior, pertence ao movimento impressionista, intitula-se "O Berço", foi pintado por Berthe Morisot em 1872 e exposto na 1ª Exposição Impressionista (1874).
Esta exposição independente foi organizada para reagir contra o ensino e as convenções académicas e  além das de Morisot,  foram expostas obras de Pissarro, Renoir, Cézanne, Degas, Monet ...
A crítica não aceitou bem os temas e a forma de pintar destes artistas, no entanto, Morisot teve algumas críticas favoráveis.
Castagnary, crítico de arte, escreveu, sobre este quadro de Berthe Morisot, o seguinte:
"Não é possível encontrar imagens mais graciosas, tratadas com maior deliberação, do que "O Berço" ...  a execução está em perfeita sintonia com a ideia a exprimir."
Berthe Morisot participou em todas as exposições dos impressionistas ( de 1874 a 1886), com excepção da 4ª mostra, em 1879, ano em que nasceu a sua filha, Julie.

Berthe Morisot nasceu em França, em 1841, no seio de uma família da alta burguesia, numa época em que as mulheres não tinham possibilidades de se tornarem artistas profissionais.
Foi numa sociedade dominada por homens que Berthe Morisot mostrou vontade e força para se dedicar profissionalmente à pintura, mesmo após o seu casamento com Eugène Manet (irmão de Édouard Manet), chegando mesmo a afirmar:
"Os homens tendem a acreditar que enchem toda a vida de uma pessoa, mas, quanto a mim, acho que, independentemente do afecto que uma mulher dedique ao marido não lhe é fácil romper com uma vida de trabalho".
Muitas mulheres, algumas muito talentosas, abandoram a pintura, pois não lhes era facultada a conciliação entre o trabalho e o matrimónio.
A própria Berthe Morisot, apesar de se ter revelado a maior expoente feminina do impressionismo, não conseguiu fugir ao domínio masculino, sendo-lhe inscrito na sua certidão de óbito (1895) : " sem ocupação" e identificada no seu jazigo como: " Berthe Morisot, viúva de Eugène Manet".


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Desafio ...

Como há pouco tempo passou mais um Dia dedicado a todas as Mães, lembrei-me deste quadro repleto de ternura e que reflecte uma ligação muito forte entre mãe/filho.

E a respeito deste quadro lanço um desafio, que considero não ser muito difícil, aguardo simplesmente, que indique a que movimento artístico pertence esta obra.




Espero pela sua colaboração.

Bom desafio ...

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Os Aristocães de Thierry Poncelet


Curiosa  a pintura de Thierry Poncelet.
Achei incomum o tema abordado por este pintor - os Aristocães - e não quis deixar de partilhar esta minha descoberta.

Thierry Poncelet nasceu em 1946, em Bruxelas, mas vive e trabalha actualmente, no Mónaco.
Estudou Belas Artes em Saint-Luc e assim que acabou o curso foi trabalhar para o atelier do professor Max Massot. Aí aprendeu pintura a óleo e a arte do restauro de quadros antigos, tornando-se um restaurador de sucesso.

Parece que, um dia, estando a restaurar um quadro de uma aristocrata com uma face particularmente feia, achou divertido pintar a cabeça de um cão no lugar da da velha senhora, e o resultado foi surpreendente - a ideia dos Aristocães estava lançada.
Thierry Poncelet alia o amor pela pintura clássica com o interesse que tem pelo retrato.
Então começou a comprar, nas lojas de antiguidades, quadros de retratos de antepassados, pintados na grande tradição clássica dos séculos XVIII e XIX e a substituir os rostos por cabeças de cães - os Aristocães.
E porquê cães?
A esta pergunta Thierry Poncelet respondeu e demonstrou que nenhum outro animal oferece uma paleta de expressões suficientemente rica para ilustrar um carácter ou uma emoção.

Apreciem alguns Aristocães de Thierry Poncelet:

























terça-feira, 8 de maio de 2012

Exposição de Pintura de Eva Afonso

Convite

Bem-vindos!

Aqui ficam algumas fotografias da Exposição de Pintura que tenho patente, no Hospital de Garcia de Orta, em Almada, de 6 a 20 de Maio.

Sintam-se convidados e espero que apreciem.






























Obrigada pela sua visita.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Os trabalhos de Eva Afonso



Eva Afonso
"Cesta com papoilas"
2012
Óleo sobre tela - 40x50 cm