... " Quero dormir e sonhar

um sonho que em cor me afogue:

verdes e azuis de Renoir

amarelos de Van Gogh." ...

António Gedeão
(1956)

domingo, 30 de março de 2014

Magic Sintra



The small town of Sintra is magic. Called by the Celtic the "Mountain of the Moon" and "Mons Lunae" by Romans, arrived till now as the first Romantic Kingdom, full of magnificent palaces, fascinating mansions and one castle of fairytales.

"In the 19th century Sintra became the first centre of European Romantic architecture. Ferdinand II turned a ruined monastery into a castle where this new sensitivity was displayed in the use of Gothic, Egyptian, Moorish and Renaissance elements and in the creation of a park blending local and exotic species of trees. Other fine dwellings, built along the same lines in the surrounding serra , created a unique combination of parks and gardens which influenced the development of landscape architecture throughout Europe."

Source - "Cultural Landscape of Sintra"
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Because I love this amazing town, I have painted some monuments and corners of Sintra

Eva Afonso
"Pena Palace - Sintra"
2014
Oil on canvas, 24x18 cm

Eva Afonso
"Sintra National Palace"
2014
Oil on canvas, 24x18 cm

Eva Afonso
"Sight Sintra National Palace
2014
Oil on canvas, 24x18 cm


Eva Afonso
"Sintra Tram"
2014
Oil on canvas, 24x18 cm



terça-feira, 4 de março de 2014

Viva o Carnaval!



Não sei se já escrevi que não aprecio a época carnavalesca, mas aqui fica expresso.

Não consigo perceber os desfiles de escolas de samba em Portugal, em que meninas semi-nuas fustigadas pelo vento, pelo frio e quantas vezes pela chuva, se bamboleiam e saracoteiam para manterem a temperatura corporal em níveis compatíveis com a sobrevivência.
Outro fenómeno que  sempre me intrigou é o aparecimento das matrafonas, em que os homens se transfiguram em seres completamente grotescos. Parece que nesta época um ser superior asperge pós de transfiguração e ... é ver aparecerem os toureiros e as sevilhanas, as princesas e os zorros por todo o lado.
Mas qual o interesse de "todos", no Carnaval, quererem  parecer o que não são , se durante todo o ano alguns andam mascarados de Lobo Mau e a maioria de Capuchinho Vermelho?
E então eu imagino as quatro meninas do quadro de Francisco de  Goya mascaradas de Capuchinhos Vermelhos, atirando os espantalhos ao ar.

Francisco de Goya
"O Espantalho"
1791-1792
Óleo sobre tela, 267x160 cm
Madrid, Museo del Prado


O Carnaval é sátira.
E também Francisco de Goya satiriza nesta obra.

É um jogo, uma brincadeira carnavalesca da sua época, em que quatro jovens mulheres, segurando as pontas de um cobertor, atiram um homem ao ar fazendo dele "gato-sapato".
Aqui elas vingam-se da crueldade a que estão submetidas.
Goya, ao longo da sua vida, foi-se cada vez mais preocupando com a forma como as pessoas tratam o seu semelhante.