... " Quero dormir e sonhar

um sonho que em cor me afogue:

verdes e azuis de Renoir

amarelos de Van Gogh." ...

António Gedeão
(1956)

sábado, 22 de junho de 2013

Os trabalhos de Eva Afonso





Eva Afonso
"As Máscaras"
2013
Óleo sobre tela, 73x54 cm

sábado, 15 de junho de 2013

Desafios ... Resposta - Henri de Toulouse-Lautrec


Resposta ao Desafio :
Pintor - Henri de Toulouse-Lautrec



Henri de Toulouse-Lautrec
"A Cama"
c. 1892
Óleo sobre cartão, 54x70,5 cm
Museu d´Orsay , Paris



Toulouse Lautrec utilizou o pincel como uma câmara, retratou o que viu, sem ser um "voyeur".  Não há maldade nas suas abordagens, é franco e sincero no que retrata.

Este homem, nascido no seio de uma família aristocrática e bem instalada na sociedade francesa, sofreu de osteogénese imperfeita, o que limitou o seu crescimento, ficando a medir cerca de metro e meio.   A certa altura da sua vida, este pequeno homem, de pé boto e figura pouco viril começou a deambular, de noite, pelas ruas e casas de passe à procura de um bom ângulo que a sua "câmara-pincel" pudesse captar.

Os bordéis foram uma fonte inesgotável de temas para Toulouse Lautrec.
Chegou a ser hóspede a tempo inteiro de algumas casas de passe. Conheceu os hábitos das pensionistas, movendo-se entre elas como um verdadeiro fotógrafo ou realizador de cinema. Vive entre as raparigas, assiste aos seus momentos de intimidade: quando se vestem ou despem, se lavam ou olham ao espelho. Surpreende-as no sono de manhã, ainda com os rostos sem "maquilhagem"

Estas raparigas são modelo e tema para a sua pintura, chegando a afirmar: " O modelo é sempre empalhado, elas sim, vivem. Eu não ousaria dar-lhes os cem sous da pose, e, no entanto, Deus sabe que elas os valem.
Elas estiram-se nos canapés como animais... são tão pouco pretenciosas, pois !"

Entre 1891 e 1895 pinta vários temas relacionados com a vida nas casas de passe. No final de 1892 recebeu uma encomenda para decorar as paredes do salão da casa da rue Ambroise. Realizou 16 painéis, que são 16 medalhões ovais em estilo rococó, com flores, folhagem, grinaldas e com os retratos das meninas mais célebres da casa.
Enquanto projectava este trabalho, estudou as regras e hábitos das raparigas. Durante este período pode analisar a força dos laços afectivos que uniam algumas prostitutas. Retratou essas relações sem nunca as expor ao "voyeurismo"
O quadro "A cama" testemunha momentos da vida quotidiana de duas prostitutas com cabelo curto, que na época era um sinal de costumes repreensíveis.
Toulouse Lautrec captou a verdade de um momento, através de um "instântaneo" desarmante.




Outras obras, deste período, relacionadas com o mesmo tema:




"O Beijo"
1892
Óleo sobre cartão, 60x80 cm
Colecção Particular
Paris




"O Beijo"
1892
Óleo sobre cartão
Museu d`Orsay, Paris


"Na Cama"
1893
Óleo sobre cartão, 54x34 cm
Stiftung Sammlung
E.G. Buhrle
Zurique




"O Sofá"
c. 1894/95
Óleo sobre cartão, 63x81 cm
The Metropolitan Museum of Art
Nova Iorque




"As Duas Amigas"
c. 1894/95
Óleo sobre cartão. 64,5x84 cm
Stiftung Sammlung
E.G. Buhrle
Zurique




"As Duas Amigas" (O abandono)
1895
Óleo sobre cartão, 45,5x67,5 cm
Colecção Particular
Suiça

terça-feira, 11 de junho de 2013

Desafio ...



Os pintores têm destas coisas, encontram em qualquer "instantâneo" da vida quotidiana um bom tema para pintarem.

Desafio-os a identificarem o autor deste quadro.





Fico à espera.   Arrisquem ...

Boas respostas!

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Museu Picasso - Barcelona



Visitar o Museu Picasso, em Barcelona, é "viajar" pela obra deste  genial pintor



quarta-feira, 5 de junho de 2013

A não perder ... Auto-Retratos de Picasso - no Museu Picasso, Barcelona



O Museu Picasso, em Barcelona, para comemorar o seu quinquagésimo aniversário, realiza de 31 de Maio a 1 de Setembro a primeira grande exposição monográfica sobre o auto-retrato de Picasso.
Este tema abarca na obra de Picasso mais de setenta anos, que vão desde a sua infância até pouco antes da sua morte. Pablo Picasso começou a cultivar este género artístico ainda nos anos da sua formação e desde aí adoptou um método muito pessoal de se retratar. Já nos seus  primeiros auto-retratos iludiu o sentido imitativo próprio deste género artístico, prescindindo da sua própria fisionomia.

Picasso com o auto-retrato pretendeu atingir diversos objectivos: nuns deixar testemunho de feitos biográficos, noutros projectar pensamentos, preocupações ou divertimentos e, em quase todos usar o seu próprio rosto como laboratório das mais diversas experiências formais.

A partir de 1906 Picasso interessou-se pela arte primitiva especialmente a ibérica. Foi este interesse pela arte primitiva que o fez abrir caminho para a simplificação das formas e a transformação dos rostos em máscaras, por isso este ano é fundamental na auto-representação picassiana.


 

Pablo Picasso
"Auto-retrato com paleta"
1906
Óleo sobre tela, 92x73cm
Philadelphia Museum of Art, Colecção Albert E. Gallatin

Neste quadro, Picasso representa-se através de formas muito rudimentares, num fundo cinza-azulado. O único elemento convencional, neste auto-retrato, é a paleta que segura na mão esquerda. Este foi o único quadro em que Picasso utilizou este atributo dos pintores.
Auto-representa-se com uma camisa branca, sem colarinho, metida no cós das calças, numa atitude muito pouco convencional, contrariando as normas de vestir e posar usada  pelos seus antecessores. 

Colocado quase de frente para o observador, Picasso parece, no entanto, evitar o contacto visual com este. Num rosto estilizado em forma oval sobressaem uns olhos amendoados, parados, como se usasse uma máscara, fixando o olhar para lá do observador.
 Picasso, durante as suas viagens, ficou fascinado com as esculturas em madeira, africanas e oceânicas e com as figuras de culto da Ibéria antiga, decidindo regressar a esse estado natural do espírito.
Neste quadro de 1906, tentou dar os primeiros passos nesta via, usando o seu próprio rosto.


Esta é uma exposição a não perder ...