... " Quero dormir e sonhar

um sonho que em cor me afogue:

verdes e azuis de Renoir

amarelos de Van Gogh." ...

António Gedeão
(1956)

quinta-feira, 21 de novembro de 2013



Pintor Domingos Sequeira abre XI Mostra Portuguesa






Uma exposição dedicada ao pintor português Domingos António de Sequeira (1768-1837), com 29 obras foi inaugurada no Museu del Romanticismo, em Madrid, abrindo a XI Mostra Portuguesa em Espanha.
De acordo com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) - de cujo acervo são provenientes todas as obras, excepto uma tela, que pertence ao Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto -- o convite surgiu do próprio museu espanhol.
Intitulada "En el umbral de la modernidad. Domingos Sequeira, un pintor portugués", a exposição foi inaugurada, com a presença de responsáveis do Museu del Romanticismo, do MNAA, e dos secretários de Estado da Cultura dos dois países.
Foram seleccionadas obras de Domingos Sequeira das primeiras décadas do século XIX, altura em que o seu trabalho se encontrava no "umbral da modernidade", entre o Classicismo e o Romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola.
Patente até 02 de fevereiro de 2014, a mostra é organizada pelo Museu del Romanticismo, pelo MNAA, o Ministério da Educação, Cultura e Desporto de Espanha, e a Secretaria de Estado da Cultura de Portugal.
A exposição insere-se no programa da XI Mostra Portuguesa, festival multidisciplinar organizado pela Embaixada de Portugal em Espanha e pelo Instituto Camões, que decorre durante o mês de novembro, com a apresentação da criação literária, musical, cinematográfica, artes plásticas e gastronomia em várias cidades espanholas.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário